APRESENTAÇÃO
A Iniciação Científica foi realizada nos dias 18, 19, 20 e 21 março de 2014 na Faculdade de Direito de Conselheiro Lafaiete. Foi parte integrante da Semana de Atividades Acadêmicas da FDCL, que trouxe o tema Política e Democracia.

Ao se inserir no conjunto de atividades didático-pedagógicas e de extensão, a Iniciação Científica teve como finalidade oferecer mais uma estrutura/oportunidade para que os alunos e professores da graduação em Direito pudessem apresentar os trabalhos desenvolvidos em sala de aula, dos grupos de estudos de iniciação científica e os trabalhos de conclusão de curso.

A Iniciação Científica dá a oportunidade ao aluno e professor de discutirem e apresentarem seu trabalho de pesquisa para toda a comunidade acadêmica por intermédio da elaboração de resumos com apresentações orais; gerando novos conhecimentos e aperfeiçoando os estudos e pesquisas nas áreas da Ciência Jurídica e seus correlatos.

Além disso, a participação dos professores da FDCL na presidência em bancas de Debates e de apresentação de trabalhos é muito válida para o enriquecimento de seus currículos, especialmente os de padrão Lattes.

Dessa forma, a Iniciação Científica além de propiciar um espaço de socialização do conhecimento jurídico, busca também proporcionar ao aluno, orientado por um professor, a aprendizagem de métodos e técnicas de pesquisa, propiciando o desenvolvimento do pensar cientificamente e da criatividade, decorrentes das condições criadas pelo pensamento reflexivo e crítico.

Comissão Organizadora da Iniciação Científica
Faculdade de Direito de Conselheiro Lafaiete